Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da resposta imune antígeno: específica em indivíduos com retinite por citomegalovírus, portadores do vírus da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA)

Processo: 99/12649-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2000
Vigência (Término): 31 de março de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia
Pesquisador responsável:Luiz Vicente Rizzo
Beneficiário:Lilia da Silva Rios
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/11205-0 - Avaliação imunológica em uveites: estudo da resposta imune e da inflamação em um órgão imunoprivilegiado, AP.TEM
Assunto(s):AIDS   Retinite   Anticorpos   Antígenos HIV   Qualidade de vida

Resumo

O número de pacientes portadores da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA) vem crescendo em proporções alarmantes. Tendo em vista a natureza terminal desta doença, a manutenção da qualidade de vida dos pacientes infectados pelo vírus HIV é muito importante. Infecções oculares são causas importantes de morbidade em pacientes com SIDA. A retinite por CMV apresenta-se como a mais importante destas infecções. A introdução de Inibidores da Protease ao coquetel de drogas usadas no tratamento da AIDS brindou-nos com a possibilidade de avaliar a resposta imune antígeno especifica contra o CMV que se desenvolve após o tratamento com estas drogas. O presente estudo nos permitirá avaliar duas importantes peculiaridades da resposta imune dos pacientes infectados pelo CMV, portadores do HIV: o tipo e a qualidade de resposta imune que se desenvolve em pacientes com AIDS durante o tratamento com inibidores da protease. (AU)