Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e produção de plantas de arroz sob a ação de silício e nitrogênio

Processo: 99/08300-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 1999
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2001
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Helio Grassi Filho
Beneficiário:Munir Mauad
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Bioquímica do solo   Arroz   Plantio   Silício   Nitrogênio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arroz De Sequeiro | Espessura Da Parede Celular | Interacao Silicio-Nitrogenio | Nitrogenio Na Planta | Silicio Na Planta | Silicio No Solo

Resumo

O arroz constitui-se em um componente essencial da dieta básica da população fornecendo 17,9% das proteínas e 34,2% do total de calorias ingeridas considerando-se todas as classes sócio-econômicas. A safra brasileira de arroz ano 98/99 foi de 11,2 milhões de toneladas, havendo ainda a necessidade de importarmos cerca de 1,3 milhões de toneladas. Apesar de não ser considerado parte do grupo de elementos essências ou funcionais para o crescimento das plantas, o silício têm aumentado o crescimento e a produtividade de muitas gramíneas entre elas o arroz, e de algumas não gramíneas. Diversos autores tem demonstrado que o silício aumenta a produção de grão como também o número de grão/panículas. Será montado um experimento constituído de 12 tratamentos com cinco repetições, sendo 3 doses de nitrogênio (5, 25 e 45 mg N/Kg de solo) e 4 doses de silício (0, 200, 400 e 600 mg Si02/Kg de solo) com delineamento experimental inteiramente casualisado, em esquema fatorial. Serão avaliados as características fenológicas, os componentes da produção, a interação silício nitrogênio, o teor de silício no solo e na planta, o teor de nitrogênio na planta e a análise morfológica Rara verificar aumento da espessura da parede celular em plantas de arroz de sequeiro. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
M. MAUAD; H. GRASSI FILHO; C. A. C. CRUSCIOL; J. C. CORRÊA. Teores de silício no solo e na planta de arroz de terras altas com diferentes doses de adubação silicatada e nitrogenada. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 27, n. 5, p. 867-873, . (99/08300-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MAUAD, Munir. Produção de plantas de arroz sob a ação de silício e nitrogênio. 0000. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agronômicas. Botucatu Botucatu.