Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da Pfaffia paniculata sobre a proliferação celular e a capacidade de comunicação intercelular por junções comunicantes do tipo gap em linhagens tumorais de células mamárias humanas

Processo: 02/05083-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2002
Vigência (Término): 30 de setembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Maria Lucia Zaidan Dagli
Beneficiário:Márcia Kazumi Nagamine
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Comunicação celular   Conexinas   Junções Gap   Quimioprevenção   Pfaffia paniculata

Resumo

A raiz da Pfaffia paniculata (ginseng brasileiro) é utilizada na medicina popular no controle do diabetes, e ainda como tônico e afrodisíaco. Na composição desta raiz encontram-se o ácido pfáfico (nortriterpenóide), as saponinas denominadas pfafosídeos A,B,C,D,E e F, além de estigmasterol, sitosterol, alantoína e glicosídeos derivados destas substâncias. Estudos in vitro da ação do ácido pfáfico e dos pfafosídeos mostraram efeito inibitório sobre o crescimento de células de melanoma B-16 cultivadas. A ação inibitória in vivo também foi demonstrada em camundongos portadores de linfoma tímico tratados com a planta. Em um estudo prévio realizado no Laboratório de Imunologia de Tumores do Instituto de Ciências Biomédicas-USP, o tratamento de células tumorais mamárias com o extrato metanólico da P.paniculata sugeriu uma redução na proliferação celular. O intuito deste trabalho é avaliar os efeitos do extrato metanólico, butanólico e aquoso da P.paniculata sobre a proliferação celular por método colorimétrico e imunoistoquímico e a comunicação intercelular através das conexinas 26 e 43 por imunoistoquímica e scrape loading nas linhagens tumorais de células mamárias MCF7 e SKBR3. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NAGAMINE, MARCIA KAZUMI; DA SILVA, TEREZA CRISTINA; MATSUZAKI, PATRICIA; PINELLO, KATIA CRISTINA; COGLIATI, BRUNO; PIZZO, CELIA REGINA; AKISUE, GOKITHI; HARAGUCHI, MITSUE; GORNIAK, SILVANA LIMA; SINHORINI, IDERCIO LUIZ; KESAVA RAO, KURAPATI VENKATA; MARZAGAO BARBUTO, JOSE ALEXANDRE; ZAIDAN DAGLI, MARIA LUCIA. Cytotoxic effects of butanolic extract from Pfaffia paniculata (Brazilian Ginseng) on cultured human breast cancer cell line MCF-7. EXPERIMENTAL AND TOXICOLOGIC PATHOLOGY, v. 61, n. 1, p. 75-82, JAN 2009. Citações Web of Science: 22.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NAGAMINE, Márcia Kazumi. Efeitos dos extratos etanólico, butanólico ou aquoso de Pfaffia paniculata sobre a proliferação de linhagens tumorais de células mamárias humanas. 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.