Busca avançada
Ano de início
Entree

Teoria social e reducionismo analítico: para uma crítica ao debate sobre a centralidade do trabalho

Processo: 98/05483-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 1998
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2000
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Angela Maria Tude de Souza
Beneficiário:Henrique José Domiciano Amorim
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Teoria social   Reducionismo   Classe social
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Economicismo | Restauracao

Resumo

Este projeto tem como finalidade discutir criticamente a bibliografia que trata a centralidade do trabalho. A pesquisa estará circunscrita ao debate que toma corpo nas décadas de 1960 a 90 e terá como fundamento central a formulação de uma crítica à perspectiva que entende a supressão do trabalho vivo como uma tendência incontornável, fruto do desenvolvimento autônomo das forças produtivas. Tal proposta pode ser notada nas discussões que Gorz e Mallet estabelecem na década de 60. A partir daí tem-se o desenrolar de uma questão que se tornaria central na sociologia contemporânea: as mutações do trabalho que colocaram em questão sua centralidade e o processo de reconstrução das classes sociais. Pretendemos marcar o posicionamento teórico, característico destes autores; além disso, iremos caracterizar a conjuntura na qual estão reunidas as condições que permitiram engendrar o processo de reestruturação da produção e do próprio debate sobre o enfraquecimento político do movimento operário. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AMORIM, Henrique José Domiciano. Teoria social e reducionismo analitico: para uma critica ao debate sobre a centralidade do trabalho. 2001. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.