Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização molecular do gene da capa proteica de isolados brasileiros do Papaya ringspot virus type W (PRSV-W)

Processo: 00/01681-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2000
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Jorge Alberto Marques Rezende
Beneficiário:Marilia Gabriela Salveti Della Vecchia
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Potyvirus   Cucurbitaceae   Papaya ringspot   Genes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:. | Cucurbitaceae | Potyvirus | Premunizacao | Virus

Resumo

O PRSV é uma espécie do gênero Potyvirus cujo genoma é constituído de uma fita simples (ss) de RNA, contendo 10.326 nucleotídeos excluindo a cauda 3' poli (A). A maioria dos isolados pertencem às duas estirpes distintas: "papaya" (P) ou "watermelon" (W), sendo serologicamente indistinguíveis quando testados com antissoros heterólogos contra a proteína da capa protéica. Molecularmente, vários trabalhos mostraram um alto grau de identidade (baseada principalmente na seqüência de nucleotídeos da região terminal 3') entre isolados da estirpe P e W de diferentes origens. Nas plantas da família Cucurbitaceae, o PRSV-W tem sido considerado um dos mais importantes, pela sua predominância em diversas regiões produtoras no país. Em variedades de abobrinha de moita (Cucurbita pepo L.), por causa da alta sensibilidade das plantas a essa virose, o uso da premunização com estirpes fracas tem-se mostrado viável e vem sendo explorado comercialmente. Entretanto, sua utilização depende da estabilidade dessas estirpes. Neste trabalho pretende-se comparar as seqüências de nucleotídeos do gene da capa protéica de três estirpes comuns e duas estirpes fracas premunizantes do PRSV-W. Esse conhecimento auxiliará na elaboração de sondas que permitam o monitoramento da qualidade das estirpes fracas, estudo de mecanismos de proteção, etc. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VECCHIA, Marilia Gabriela Salveti Della. Comparação de estirpes fracas e severas do papaya ringspot virus com base na capa protéica.. 2002. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.