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Do tornar-se estudante: a constituição do sujeito na escola

Processo: 99/05839-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 1999
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2001
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Ana Luiza Bustamante Smolka
Beneficiário:Ana Lúcia Horta Nogueira
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia do desenvolvimento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Constituicao Do Sujeito | Desenvolvimento Humano | Discurso | Lugas Social | Normas Sociais | Significacao

Resumo

Neste projeto, tomamos como ponto de partida as questões apontadas pela psicologia histórico-cultural e por estudos da filosofia da linguagem como forma de discutir e problematizar o processo de constituição do sujeito e de suas relações com a ocupação de lugares sociais. Entre outras questões, esta noção de lugar (como categoria empírica ou imaginária?) Deve ser trabalhada conceitualmente, discutindo e fundamentando as implicações de uma ou outra forma de entendimento. A partir desta discussão conceituai, procuramos enfocar o modo como os limites deste lugar social são delineados, via discurso, na emergência e na elaboração das normas no contexto de sala de aula. Argumentamos que a análise de episódios discursivos permite tecer relações entre a constituição do sujeito, a dinâmica das interações e as práticas discursivas. Procuramos, assim, explicitar como as práticas educativas vão sendo constituídas pelo discurso, ao mesmo tempo em que o discurso emerge destas práticas. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NOGUEIRA, Ana Lúcia Horta. O sujeito e as normas: as praticas discursivas na instituição escolar. 0000. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.