Busca avançada
Ano de início
Entree

Contrastes e continuidades em uma tradição religiosa Amazônica: as religiões da Ayahuasca

Processo: 00/14934-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2001
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Rural
Pesquisador responsável:Mauro William Barbosa de Almeida
Beneficiário:Sandra Lucia Goulart
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amazonia | Conflitos | Religiao | Rural | Seringueiras | Xamanismo

Resumo

Este projeto visa descrever e analisar as relações entre três grupos religiosos que utilizam uma bebida psicoativa conhecida pelo nome de ayahuasca Os três grupos fazem parte de uma mesma tradição e surgem na região Amazônica a partir de 1930, os dois primeiros deles aparecendo em Rio Branco, no Acre. Todos estes grupos religiosos possuem também uma forte ligação com o contexto de exploração da borracha, tendo sido fundados por ex-seringueiros. O meu objetivo é compreender melhor essa tradição religiosa e ao mesmo tempo, através de seu estudo, refletir sobre aspectos mais gerais da cultura Amazônica de suas relações com a sociedade mais ampla. A estratégia de análise será focalizar os contrastes e as mediações entre estes grupos religiosos e, simultaneamente, perceber como os seus membros utilizam, reordenam e reconstroem, em situações diferentes, os elementos de seus cultos, mantendo entre si uma relação de oposições e conflitos, muito embora pertencendo a mesma tradição religiosa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GOULART, Sandra Lucia. Contrastes e continuidades em uma tradição Amazonica: as regiões da Ayahuasca. 0000. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.