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Treinamento de habilidades comunicativas: um programa para adultos portadores de retardo mental

Processo: 02/05069-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2002
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Zilda Aparecida Pereira Del Prette
Beneficiário:Adriana Augusto Raimundo de Aguiar
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Competencia Comunicativa | Comunicacao Nao Verbal | Comunicacao Verbal | Deficiencia Mental | Habilidades Comunicativas

Resumo

A comunicação é responsável por grande parte das trocas sociais de uma determinada sociedade, agindo e interferindo diretamente nas relações interpessoais. Estudos no campo das habilidades sociais mostram que deficientes mentais apresentam dificuldades no desempenho comunicativo e nas relações interpessoais, o que define a necessidade de estruturar programas de treinamento dessas habilidades, para a inserção dessas pessoas na comunidade de maneira plena. Assim, o presente trabalho tem como objetivos: a) avaliar melhoras no desempenho comunicativo de um grupo de adultos portadores de retardo mental após sua participação em um Programa de Treinamento de Habilidades Comunicativas; b) analisar diferenças e semelhanças no aproveitamento do programa pelos participantes em função do gênero, do grau de retardo mental e do nível de independência. O programa contemplará o treino de componentes verbais de conteúdo, de forma e não verbais, sendo realizado em quatro módulos de quatro meses cada, conduzidos pela pesquisadora e dividido em dois grupos de cinco participantes cada em função do gênero. O procedimento incluirá a utilização de vivências, feedback verbal e videofeedback. Serão realizadas avaliações semestrais por três juízes e avaliação pré e pós-intervenção por familiares e profissionais (questionários). Todos os resultados serão registrados em protocolos e analisados com base em medidas descritivas e provas estatísticas não paramétricas. (AU)

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