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A infância de meninas e meninos: o que é ser criança num bairro popular?

Processo: 00/01904-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2000
Data de Término da vigência: 31 de março de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Roseli Rodrigues de Mello
Beneficiário:Vânia Cristina Breganholi
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Infância   Periferia   Escola pública   Crianças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Escola Publica | Infancia | Irmaos | Meninas | Meninos | Periferia

Resumo

Os dados obtidos num projeto de Iniciação Científica apontam para algumas particularidades na infância de três meninas. Foi possível verificar que desde muito cedo elas são chamadas a desempenhar funções que as incorporem em papéis predominantemente femininos. Parece haver uma pequena gradação quanto ao cumprimento das tarefas domésticas, de acordo com a posição em que a menina ocupa entre os irmãos (primogênito, segundo, caçula). No entanto, o fato de pertencer a este gênero lhes confere ocupações que elas reclamavam não ser as mesmas de seus irmãos e outros homens da casa. Este trabalho entende que seja possível estudar estas particularidades identificadas e a partir delas detalhar aspectos da infância que se configura nos bairros populares. Levantar algumas de suas características é o objetivo que visa trazer para discussão as condições materiais e sociais desta infância que freqüenta as escolas públicas de bairro periférico. Entende-se que, dessa forma, seja possível traçar novos rumos ao trabalho pedagógico em busca de uma educação de melhor qualidade. (AU)

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