Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da variação do sobressalto acústico no período de 24h em pombos submetidos a fotoperíodo esqueleto: efeitos da sensitização e do condicionamento clássico aversivo

Processo: 02/10217-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2002
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Elenice Aparecida de Moraes Ferrari
Beneficiário:Luis Otavio Siqueira
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Aprendizagem   Fotoperíodo   Ritmo circadiano
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem | Fotoperiodo Esqueleto | Pombos | Ritmicidade Circadiana | Sensitizacao

Resumo

O sobressalto consiste em contração rápida e generalizada dos músculos faciais, do pescoço e músculos esqueléticos ao longo do corpo evocados por um rápido, intenso e inesperado estímulo táctil, visual ou acústico. Embora seja uma resposta relativamente simples, o sobressalto pode ser modulado por uma variedade de fatores externos e internos. Isto significa que a sua magnitude pode ser aumentada ou atenuada dependendo de diferentes condições Em um estudo preliminar demonstramos em pombos submetidos ao fotoperíodo esqueleto uma variação da magnitude do sobressalto acústico em dois momentos do dia, sendo um grupo testado no dia subjetivo e o outro na noite subjetiva. Os dados indicaram o interesse em verificar alterações nas características da resposta para discutir a modulação do sistema temporizador em circuitos neurais que diferem em complexidade. Situações caracterizadas pela estimulação aversiva, como na sensitização e no condicionamento clássico do medo, aumentam a magnitude do sobressalto. O presente estudo pretende investigar a variação do sobressalto acústico em pombos ao longo do período de 24h em condições desse tipo. Num primeiro experimento, os pombos serão submetidos ao fotoperíodo esqueleto e será analisada a sensitização do sobressalto em diferentes momentos do dia. Num segundo experimento, também sob fotoperíodo esqueleto, será avaliada a variação do sobressalto após condicionamento clássico aversivo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SIQUEIRA, Luis Otavio. Modulação circadiana da aprendizagem e memoria em pombos: analise da sensibilização e do condicionamento classico aversivo da resposta ao som. 2006. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.