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Modulação circadiana da aprendizagem e memoria em pombos: analise da sensibilização e do condicionamento classico aversivo da resposta ao som

Texto completo
Autor(es):
Luis Otavio Siqueira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia
Data de defesa:
Membros da banca:
Elenice Aparecida de Moraes Ferrari; Luiz Silveira Menna Barreto; Jose Lino de Oliveira Bueno; Maria Filomena Ceolim; Francesco Langone
Orientador: Elenice Aparecida de Moraes Ferrari
Resumo

O comportamento exploratório garante a inspeção, a localização, a identificação e a avaliação precisa de eventos ambientais. A exploração também é abordada como sendo relacionada com a curiosidade do animal direcionada a novos estímulos. Os comportamentos reflexos que precedem as reações exploratórias, caracterizando-se, portanto, como comportamentos pré-exploratórios e também têm importante função adaptativa. Poucos estudos analisaram a influência da hora do dia sobre respostas incondicionadas e condicionadas ao som. Dessa forma, o presente estudo investigou a variação circadiana da amplitude da resposta aversiva ao som em pombos. Experimento I usou um equipamento de registro automatizado da amplitude da resposta acústica, formado por uma câmara experimental, com uma célula de carga acoplada ao piso e interface dos sinais a um microcomputador utilizado para controle, armazenamento e análise dos dados. O Experimento II analisou a sensibilização da resposta em diferentes horários do dia usando: (a) linha de base com apresentação de 5 estímulos acústicos com intervalo entre sons de 3Os; (b) treino, iniciado 5 min após o último som, com dois choques elétricos, intervalo entre choques de 5 min e (c) teste, iniciado 10 min após o último choque, com 40 estímulos acústicos. Os animais dos grupos controles permaneceram na caixa experimental sem estimulação. O Experimento 111 usou intervalos (a) entre o término da linha de base e o início do treino, (b) entre os dois choques e (c) entre o último choque e o teste foram de 1 mino O Experimento IV investigou o condicionamento clássico de traço, utilizando grupos: Experimental, com três associações som-choque; Randômico, com 3 choques e 3 sons casualizados e Controle, expostos à caixa experimental.Em todos os experimentos usou-se fotoperíodo esqueleto com pulsos de luz (15 min) às 6h (ZTOO) e às 18h (ZT12) e sub-grupos em cada horário de teste: ZT02, ZT06, ZT10, ZT14, ZT18 e ZT22. De um modo geral, os dados mostraram que tanto a sensibilização quanto o condicionamento clássico aversivo resultaram em alterações da amplitude da resposta ao som que variaram em função do horário de teste, com amplitudes máximas na transição dia-noite e mínimas na transição noite-dia. O conjunto desses dados indica a modulação do aprendizado aversivo pelo sistema temporizador circadiano (AU)

Processo FAPESP: 02/10217-2 - Análise da variação do sobressalto acústico no período de 24h em pombos submetidos a fotoperíodo esqueleto: efeitos da sensitização e do condicionamento clássico aversivo
Beneficiário:Luis Otavio Siqueira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado Direto