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Progressão continuada e suas repercussões no funcionamento e uma 4ª série do ensino fundamental: a perspectiva dos alunos

Processo: 02/14038-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2003
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Marilene Proença Rebello de Souza
Beneficiário:Lygia de Sousa Viégas
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Fundamental | Etnografia | Exclusao Escolar | Progressao Continuada | Psicologia Escolar

Resumo

A presente pesquisa visa conhecer como o Regime de Progressão Continuada tem sido posto em prática, bem como delinear a perspectiva discente no que se refere a tal política. Visa, ainda, conhecer se e como se materializa, nesse regime pedagógico, a exclusão discente na escola e o preconceito em relação aos alunos das escolas públicas paulistas. Para tanto, a pesquisadora irá acompanhar, por meio de um estudo de caso etnográfico, o funcionamento de uma classe de 4a série do Ensino Fundamental. O trabalho de campo compreenderá: observações na sala de aula; levantamento dos documentos escolares dos alunos da classe acompanhada; e encontros com os mesmos alunos (individualmente e/ou em grupo). A análise de dados, na dimensão quantitativa, compreenderá tratamento estatístico e gráfico dos dados dos prontuários escolares dos alunos, permitindo traçar um perfil da sala de aula acompanhada. A análise qualitativa será feita por meio da construção de categorias, baseando-se em aspectos recorrentes, discrepantes, complementares, contraditórios, ausentes etc. Os diferentes pontos de vista, fornecidos pelos diversos informantes, nas mais variadas situações, formarão um corpo consistente de vários prismas da sala pesquisada. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VIÉGAS, Lygia de Sousa. Progressão continuada em uma perspectiva crítica em Psicologia Escolar : história, discurso oficial e vida diária escolar. 2007. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia (IP/SBD) São Paulo.