Busca avançada
Ano de início
Entree

A opção católica pelo marketing: o catolicismo no contexto do mercado religioso

Processo: 99/00982-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 1999
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2001
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:José Reginaldo Prandi
Beneficiário:André Ricardo de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Igreja católica   Pentecostalismo   Renovação carismática católica   Marketing
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Igreja Catolica | Marketing Religioso | Mercado Religioso | Pentecostalismo | Renovacao Carismatica Catolica

Resumo

A Igreja Católica enfrenta uma crescente disputa por fiéis com outras formas de religiosidade, sobretudo o pentecostalismo evangélico. Por isso vem promovendo uma espécie de 'reação', que essencialmente consiste numa postura proselitista, através do seu principal movimento da atualidade: a Renovação Carismática Católica. Além de tomar para si certas características originalmente pentecostais, esse movimento também vem se assemelhando aos concorrentes no uso da mídia eletrônica e de técnicas de marketing, para efeito de propagação religiosa. A pesquisa permitirá um conhecimento aprofundado desse processo de reação, ou seja, sua magnitude e suas implicações no catolicismo como um todo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)