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Crianças e publicidade: um estudo sobre a concepção de criança presente no discurso publicitário e as interpretações sobre a motivação ao consumo

Processo: 98/02539-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 1998
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2000
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Elide Rugai Bastos
Beneficiário:Andrea Cristina Versuti
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Propaganda   Mídia publicitária   Consumismo   Público infantil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Consumo | Convecimeno | Criancas | Publicidade

Resumo

A pesquisa pretende desenvolver um estudo acerca do discurso publicitário destinado ao público infantil, seus mecanismo e especificidades de construção de sentido: a partir desta análise será possível compreender também qual a concepção de criança apropriada por este discurso, ao mesmo tempo em que este contribui para reafirmá-la. Trata-se de um trabalho que se propõe a refletir sobre a repercussão das transformações sociais na elaboração do discurso publicitário e sem sua importância para as sociedades de consumo contemporâneas (no caso a brasileira). Neste contexto cabe pensar sobre as demarcações simbólicas realizadas pelas diferentes camadas sociais diante da aquisição de bens apresentados pela publicidade, principalmente no que se refere ao público infantil. (AU)

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