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Coca-Cola para todos: a reconstrução de uma imagem discursiva

Processo: 11/13538-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2011
Vigência (Término): 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Filosofia da Linguagem
Pesquisador responsável:Luciane de Paula
Beneficiário:Natália Costa Custódio
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do discurso   Propaganda comercial   Propaganda

Resumo

Este projeto pretende analisar o discurso da peça publicitária televisiva "Coca-Cola para todos", com vistas a compreender como é construída a imagem da marca como empresa aparentemente responsável e ética, preocupada com a heterogeneidade e união entre pessoas e sociedades diferentes enquanto, na verdade, preocupa-se apenas com a venda e o consumo de seus produtos, que homogeneízam as diferenças entre os sujeitos e as comunidades simulados no enunciado concreto de várias de suas campanhas publicitárias. O método a ser utilizado é o da filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin. Trabalhar-se-á, em especial, com as concepções de diálogo, gênero (composição, forma e estilo), arquitetônica, voz, valor, reflexo e refração, responsabilidade, responsividade, ética e estética. A importância da proposta de estudo do gênero discursivo publicitário televisivo é a de tentativa de compreensão da produção e veiculação de valores sociais por meio da linguagem, vista como simulacro da "realidade" e dos valores que interpelam os sujeitos a consumir, via convencimento e persuasão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa: