Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos hidrológicos e climáticos de plantios florestais em áreas de Cerrado

Processo: 98/06639-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 1998
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2002
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Recursos Hídricos
Pesquisador responsável:Arthur Mattos
Beneficiário:Silvio Dias Pereira Neto
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Hidrologia de floresta   Influência climática   Manejo e tratos culturais   Uso do solo   Conservação dos recursos naturais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cerrado | Clima | Floresta | Hidrologia | Meio Ambiente | Pinus Elliotii

Resumo

Para se obter um aproveitamento racional do ambiente toma-se necessário que se conheça o comportamento hidrológico e climático das florestas implantadas comparativamente ao da vegetação natural. O objetivo desta pesquisa será avaliar o efeito de plantios florestais em áreas de cerrado, com a finalidade de fornecer subsídios para a manutenção ou recuperação da qualidade ambiental. A avaliação será realizada comparando florestas de diferentes idades de Pinus elliottii, pertencentes à Estação Experimental de Itirapina, na região central do Estado de São Paulo. Em confronto será avaliada a vegetação natural de cerrado. Este trabalho tem a intenção de contribuir para um melhor entendimento do funcionamento hidrológico e climático das plantações florestais e ser útil para a formulação de práticas adequadas de manejo da floresta, planejamento do uso da terra e conservação do ambiente, com base em evidências científicas. No experimento serão determinadas as seguintes variáveis hidrológicas: precipitação total, precipitação interna, escoamento pelo tronco, armazenamento de água no solo, escoamento superficial, interceptação, pH, turbidez, alcalinidade, condutividade específica, cor e sólidos totais dissolvidos. Também serão determinadas as perdas de solo, o desenvolvimento dos plantios e as variáveis climáticas: temperatura do ar e do solo, radiação global e índice de luminosidade relativa. Com as variáveis de maior correlação será realizada regressão linear simples para comparar os resultados nos plantios de Pinus Elliottii e na área com vegetação natural de cerrado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA NETO, Sílvio Dias. Características hidrometeorológicas em uma floresta de Pinus elliotii no Cerrado. 2003. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.