Busca avançada
Ano de início
Entree

A biomecânica como princípio constitutivo da arte do ator

Processo: 98/09905-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1998
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2000
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Fausto Fuser
Beneficiário:Yedda Carvalho Ribera
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Atores   Biomecânica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biomecanica | Formacao Do Ator | Meyerhold | Teatro Russo

Resumo

Este projeto visa à pesquisa de caminhos que nos ofereçam a possibilidade de observar e estudar o patrimônio prático-teórico de um dos maiores encenadores de teatro do nosso século, o russo Vsévolod Meyerhold. A obra deste encenador e pensador de teatro é da maior relevância para o movimento teatral do século XX, e o seu maior empenho foi à pesquisa sobre o ator - um ator preparado ao máximo na sua compreensão intelectual e física. Será com base em tais necessidades que recorreremos ao estudo dos elementos constitutivos do "Método Biomecânico" de Meyerhold. Com este estudo, nos propomos a atracar um percurso sobre os princípios da Biomecânica, que foi censurada enquanto prática por alguns decênios na Rússia e como conseqüência em outros países. Acreditamos que o estudo de tal tema na história do teatro seja indispensável para entender, mas também individualizar, alguns paradigmas formais e expressivos não apenas pertinentes à época de Meyerhold, mas também ao nosso momento histórico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)