A memória, a percepção e as micropercepções no processo de criação do ator
A memória e as micro percepçõe(s) sob a perspectiva do trabalho do ator-criador
RTI - 2011 - Plano de aplicação da parcela da reserva técnica institucional
Processo: | 10/07297-0 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Doutorado |
Data de Início da vigência: | 01 de dezembro de 2010 |
Data de Término da vigência: | 28 de fevereiro de 2014 |
Área de conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro |
Pesquisador responsável: | Renato Ferracini |
Beneficiário: | Melissa dos Santos Lopes |
Instituição Sede: | Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil |
Vinculado ao auxílio: | 08/11568-0 - Memória(s) e pequenas percepções, AP.TEM |
Bolsa(s) vinculada(s): | 12/08594-4 - A memória, a percepção e as micropercepções no processo de criação do ator, BE.EP.DR |
Assunto(s): | Memória (psicologia) Consciência (percepção) Representação (artes) |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Bergson | Deleuze | memória | microprecepções | percepção | trabalho do ator | trabalho do ator criador |
Resumo Esta pesquisa de doutorado tem como foco a investigação, reflexão e análise dos seguintes termos práticos-conceituais: memória, percepção e micro percepção, extrapolando as relações entre estes, a partir do recorte de algumas pedagogias direcionadas ao trabalho do ator, qual seja: o método interpretativo de Stanislavski, a biomecânica de Meyerhold, os impulsos e treinamentos psico-físico de Grotowski e a Antropologia Teatral de Eugênio Barba. Pretende ainda contextualizar o tema dentro de uma perspectiva analítica dos estatutos contemporâneos da performance e do pós dramático apoiado na pesquisa teórica dos autores Schechnner e Lehmann. Ainda no campo da reflexão esta pesquisa pretende estender a investigação dos termos práticos-conceituais no campo filosófico, mais especificamente nas publicações, "Matéria e Memória", de Bergson, "Novos Ensaios para O entendimento Humano", de Leibiniz, "Bergsonismo" e "Leibniz e a Dobra", em Deleuze e "E imagem-nua e as pequenas percepções" e em "Movimento Total", de José Gil. A reflexão teórica deverá ser acompanhada e ancorada pela investigação prática da atriz pesquisadora, tendo como ponto de partida o trabalho desenvolvido no Grupo Matula Teatro, Campinas/SP (do qual faz parte desde 2000) e no processo de criação do espetáculo "Memória da Cana", já desenvolvido pelo coletivo teatral Os Fofos em Cena, São Paulo/SP, a fim de que se verifique empiricamente a validade dos conceitos teóricos desenvolvidos ao longo deste estudo no exercício prático da atuação. (AU) | |
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa: | |
Mais itensMenos itens | |
TITULO | |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): | |
Mais itensMenos itens | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |