Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistema de estereolitografia térmica em três dimensões na construção de protótipos com o uso do laser de CO2

Processo: 97/04244-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 1997
Vigência (Término): 31 de agosto de 2001
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Processos de Fabricação
Pesquisador responsável:Luiz Felipe Mendes de Moura
Beneficiário:André Luiz Jardini Munhoz
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

Neste projeto de trabalho, apresentamos uma técnica inovadora de pesquisa, que permiti a fabricação de protótipos em resina termo sensível, envolvendo um método de solidificação seletiva com aplicação da radiação infravermelha do laser de CO2. Usualmente está técnica de fabricação de protótipos é realizada com laser operando na região visível (espectral) do ultravioleta (325 nm). Neste trabalho, iniciaremos o desenvolvimento e construção de um sistema de estereolitografia térmica em três dimensões, visando à fabricação de peças tridimensionais, com o auxílio de um modelo teórico determinante no controle de parâmetros que afetam o processo da cura localizada. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MUNHOZ, André Luiz Jardini. Desenvolvimento de um sistema de estereolitografia termica em tres dimensões na construção de prototipos com a aplicação do laser de CO2. 2001. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.