Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização celular e molecular da interação de miosina-Va com a proteína quinase, dependente de calmodulina tipo II (CaMKII)

Processo: 02/09966-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2003
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2006
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Roy Edward Larson
Beneficiário:Maria Cristina da Silva Pranchevicius
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/03951-7 - Caracterização bioquímica, estrutural e celular de Miosina-V, AP.TEM
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Calmodulina | Camkii | Cinetica | Fosforilacao | Imunocitoquimica | Miosina Va

Resumo

A M-Va é um motor molecular composto de 3 domínios: um domínio motor amino-terminal com sítios ligantes para actina e ATP; um domínio pescoço regulatório que se liga calmodulina e cadeias leves; um domínio cauda, estruturalmente distinto dentro da superfamília de miosinas. As propriedades bioquímicas e as funções biológicas do domínio cauda são pouco conhecidas. Estudos demonstraram que a M-Va é fosforilada na sua região cauda pela CaMKII e co-imunoprecipita em sua forma fosforilada junto com a CaMKII (enzima dependente de Ca++/calmodulina com propriedade de autofosforilação). Esta interação física é mediada pelo domínio cauda e a autofosforilação da CaMKII pela M-Va é aumentada sem a adição de calmodulina exógena. Estes dados sugerem que a ligação M-Va à CaMKII altere de alguma forma as propriedades cinéticas e os sítios de fosforilação da CaMKII. A fosforilação na cauda da M-Va (serina 1650) regula o movimento de melanossomos no ciclo celular sugerindo também que a função da fosforilação pode ser fator que influi ou regula as interações da cauda da M-Va com outras proteínas alvos ou cargas deste motor molecular. Frente a esses dados estamos propondo um trabalho para investigar o papel bioquímico e citológico da fosforilação na cauda da M-Va contribuindo assim para um melhor entendimento dos mecanismos funcional desse motor. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)