Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de íons divalentes sobre a atividade de metaloproteases secretadas por fibroblastos gengivais

Processo: 97/13651-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 1998
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2000
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Sergio Roberto Peres Line
Beneficiário:Ana Paula de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Metaloproteases   Agregação plaquetária
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Inibidores | Ions Divalentes | Metaloproteases

Resumo

As metaloproteases compreendem uma família de enzimas que participam da remodelação da matriz extracelular degradando macromoléculas, entre elas o colágeno. São enzimas sintetizadas em forma de zimógeno e como um complexo enzima-inibidor. Há evidências da participação das metaloproteases (MMP) na destruição periodontal e hoje é reconhecido que um desequilíbrio entre a atividade das MMPs e de seus inibidores endôgenos pode gerar um processo patológico de destruição da matriz extracelular durante a periodontite. Deste modo, existe interesse no estudo de inibidores sintéticos de MMPs que possam ser utilizados como agentes terapêuticos no controle das MMPs. Em estudo piloto realizado em nosso laboratório com fragmentos de gengiva de ratos, observamos que a atividade da MMP2 (Gelatinase A) é inibida pela ação de sais metálicos divalentes. Em estudo recente foi demonstrado que as MMPs tem um papel importante na agregação plaquetária (Sawicki et. al., 1997). O objetivo deste trabalho é o de estudar o efeito dos íons divalentes na atividade das MMPs secretadas por fibroblastos gengivais, assim como sobre a coagulação sanguínea. As MMPs serão obtidas de fragmentos de gengiva e a análise será realizada através de técnica zimográfica. O efeito dos íons metálicos será estudado após eletroforese em gel de poliacrilamida com gelatina, este gel será cortado em tiras e estas serão encubadas em tampão de revelação contendo um dos seguintes sais metálicos: HgSO4, ZnSO4, FeNH4(SO4)2, MgSO4, AISO4, CuSO4, LiSO4. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA‚ AP; GERLACH‚ RF; LINE‚ SRP. Inhibition of human gingival gelatinases (MMP-2 and MMP-9) by metal salts. Dental Materials, v. 16, n. 2, p. 103-108, . (97/12210-5, 97/13651-5)
SOUZA‚ AP; GERLACH‚ RF; LINE‚ SRP. Inhibition of human gelatinases by metals released from dental amalgam. Biomaterials, v. 22, n. 14, p. 2025-2030, . (97/12210-5, 97/13651-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Ana Paula de. Efeito de ions metalicos divalentes sobre a atividade de metaloproteases da matriz secretadas por celulas do tecido gengival. 2000. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba Piracicaba, SP.