Busca avançada
Ano de início
Entree

Conservação pós-colheita de alface (Lactuca sativa L.) com utilização de pré-resfriamento com ar forçado

Processo: 98/06865-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1998
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2000
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas
Pesquisador responsável:Luis Augusto Barbosa Cortez
Beneficiário:Silvia Antoniali do Carmo
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Conservação de alimentos pelo frio   Refrigeração   Alface
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alface | Pos-Colheita | Pre-Resfriamento | Produtos Pereciveis | Refrigeracao

Resumo

Quando os produtos vegetais são colhidos, os tecidos sofrem interrupção no abastecimento normal de água, minerais e, em algumas ocasiões, de produtos translocados de outras partes da planta para os frutos. No entanto, as atividades metabólicas não cessam e algumas delas, consideradas secundárias (enzimas), passam a exercer ação de elevada importância no fenômeno fisiológico de pós-colheita, influindo grandemente na conservação do produto. O resfriamento rápido (pré-resfriamento) dos produtos refere-se à rápida remoção do 'calor de campo' de produtos agrícolas perecíveis após a colheita, antes de que eles sejam transportados a longas distâncias ou armazenados. Uma embalagem adequada é aquela capaz de oferecer proteção suficiente ao produto, preservando-lhe as características de qualidade até o consumo final. Este trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de tecnologias de pós-colheita no país, visando manutenção da qualidade e aumento da vida de prateleira da alface, e consequente redução de perdas pós-colheita. Neste experimento será estudado 3 tipos de embalagens plásticas, 2 tipos de filmes plásticos e 1 controle onde não será utilizado filme plástico e 3 velocidades de ar distintas. Serão cruzadas todas as possibilidades e serão obtidos 27 tratamentos nos quais serão realizados o pré-resfriamento com ar forçado. Após realizado o pré-resfriamento, o produto será mantido na câmara fria para determinação da vida de prateleira, onde periodicamente amostras, ao acaso, serão retiradas da refrigeração para avaliação quanto a perda de peso e qualidade sensorial. A análise sensorial deverá ser realizada por 5 julgadores, com utilização de escalas hedônicas. Para obtenção de um critério de comparação serão estudados mais 9 tratamentos onde serão utilizados 3 embalagens plásticas, 2 filmes plásticos mais 1 sem filme plástico onde não sofrerão o processo de pré-resfriamento, mas serão acondicionados em câmara fria para avaliação da vida de prateleira, semelhante aos demais tratamentos. Com este trabalho, pretende-se, portanto, conhecer o impacto de novas embalagens retornáveis e filmes protetores na vida de prateleira do alface quando submetido à refrigeração que é a técnica tradicionalmente utilizada para este fim. Acredita-se, portanto, que o efeito combinado de embalagem, filme e refrigeração possa estender significativamente o tempo de comercialização, reduzindo perdas aí associadas e resultar em uma elevação de renda dos envolvidos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARMO, Silvia Antoniali Do. Resfriamento rapido com ar forçado para conservação pos-colheta de alface crespa. 0000. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Agricola Campinas, SP.