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Evasão no magistério: a construção de ex-professores: um estudo do processo de abandono do magistério por docentes da rede pública

Processo: 97/00484-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 1997
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 1999
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Belmira Amélia de Barros Oliveira Bueno
Beneficiário:Flavinês Rebolo Lapo
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino público   Magistério   Professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Publico | Evasao No Magisterio | Professores | Profissao Docente

Resumo

Neste trabalho, pretende-se examinar o abandono do magistério por professores da rede pública estadual, nos últimos cinco anos. Entende-se aqui por abandono não a simples renúncia ou desistência de algo, mas o desfecho de um processo para o qual concorrem vários fatores que se cruzam e se combinam de modos os mais diversos. Dentre esse fatores, no caso do magistério, os que mais se ressaltam são a insatisfação e a recusa do objeto abandonado, cujas origens supõe-se estarem relacionadas com as representações sobre a profissão e a organização do trabalho docente. É nos percursos formados por essa rede de conexões, tecida no decorrer da vida profissional dos ex-professores, que se tem em vista desenvolver as análises deste estudo. O projeto desenvolver-se-á mediante abordagem autobiográfica, embora inclua, de início, levantamentos de dados quantitativos. (AU)

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