Busca avançada
Ano de início
Entree

Biologia populacional comparativa de Uca rapax (Smith, 1870) (Crustacea, Brachyura, Ocypodidae) em dois manguezais do litoral paulista

Processo: 01/01810-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2001
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2003
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Maria Lucia Negreiros Fransozo
Beneficiário:Daniela da Silva Castiglioni
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Caranguejo   Brachyura   Manguezais   Habitat   Comportamento reprodutivo animal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brachyura | Manguezais | Produtividade

Resumo

A biologia populacional dos caranguejos estuarinos está associada às características ambientais do habitat. Neste sentido, este trabalho visa o estudo comparativo da biologia de Uca rapax em dois manguezais do litoral paulista, Ubatumirim e Itamambuca, os quais apresentam níveis de produtividade distintos. Os caranguejos serão coletados mensalmente, no período de um ano através de duas técnicas de amostragem: esforço de captura e método dos quadrantes. No laboratório os espécimes serão agrupados em categorias demográficas (machos jovens e adultos, fêmeas jovens, adultas e ovígeras) e separados em classes de tamanho baseadas na largura da carapaça - LC (mm). Serão analisados os seguintes aspectos da biologia dos caranguejos: distribuição de freqüência por classe de tamanho, densidade das categorias demográficas, razão-sexual, período reprodutivo (freqüência de fêmeas ovígeras ao longo do ano), maturidade sexual (através da menor fêmea ovígera da população e do desenvolvimento gonadal), crescimento relativo e fecundidade. A biologia populacional e reprodutiva da espécie será estudada em função de algumas características do habitat (composição e estrutura vegetal típica dos manguezais) e dos fatores ambientais (temperatura, luminosidade, salinidade, umidade relativa do ar, textura do sedimento, teor de matéria orgânica e cálcio do sedimento). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DANIELA DA SILVA CASTIGLIONI; MARIA LUCIA NEGREIROS-FRANSOZO; LAURA S. LÓPEZ GRECO; ARON F. SILVEIRA; SÉRGIO O. SILVEIRA. Desenvolvimento da gônada em fêmeas do caranguejo-violinista Uca rapax (Crustacea, Brachyura, Ocypodidae) utilizando técnicas macro e microscópicas. IHERINGIA SERIE ZOOLOGIA, v. 97, n. 4, p. 505-510, . (01/01810-9, 98/03134-6)
DANIELA DA S. CASTIGLIONI; MARIA L. NEGREIROS-FRANSOZO. Ciclo reprodutivo do caranguejo violinista Uca rapax (Smith) (Crustacea, Brachyura, Ocypodidae) habitante de um estuário degradado em Paraty, Rio de Janeiro, Brasil. Revista Brasileira de Zoologia, v. 23, n. 2, p. 331-339, . (01/01810-9, 98/03134-6)