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Desenvolvimento participativo de propostas de abordagens sobre as relações entre agricultura e meio ambiente, no âmbito do ensino médio, através da educação ambiental

Processo: 98/12381-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 1999
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2001
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Conservação da Natureza
Pesquisador responsável:Marcos Sorrentino
Beneficiário:Antonio Vitor Rosa
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Meio ambiente   Educação ambiental   Desenvolvimento rural   Ecologia agrícola
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conservacao Da Natureza | Desenvolvimento Rural | Edologia Agricola | Educacao | Educacao Ambiental | Meio Ambiente

Resumo

O trabalho enfocará o ensino das relações entre atividades agrícolas e meio ambiente, através de uma "pesquisa-ação" que parte dos seguintes questionamentos: Como o assunto está sendo tratado e como pode ser ampliada a sua abordagem no ensino médio? Qual o significado desta ampliação para as relações de ensino-aprendizagem dos envolvidos no projeto? As principais hipóteses que norteiam o trabalho são: a) A maioria dos professores de ensino médio desconhece a complexidade, os impactos e o potencial educativo das relações entre agricultura e meio; b) A abordagem do assunto na perspectiva da educação ambiental poderá motivar professores e alunos no processo educativo, ampliar seus conhecimentos socioambientais e incentivar a atuação quanto aos problemas da agricultura moderna e quanto à busca de propostas agrícolas alternativas. Procurando-se trabalhar multi e interdisciplinarmente, será organizado um "curso-oficina de atualização e capacitação" sobre o assunto com professores da rede pública. Juntamente com o proponente desta pesquisa os professores irão pesquisar, discutir, propor e avaliar conteúdos, práticas pedagógicas materiais didáticos e outros aspectos educacionais que incentivem: a ampliação dos conhecimentos dos alunos sobre o tema; a consolidação de novos valores socioambientais; a percepção dos problemas do atual modelo agrícola; a análise dos modelos agrícolas alternativos e o envolvimento com a difusão destas propostas. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROSA, Antonio Vitor. Abordando as relações agricultura e meio ambiente no ensino formal, através da educação ambiental – considerações a partir de um caso. 2001. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.