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Escola, feminilidades e masculinidades: assimilação e resistência de meninas e meninos aos papéis sexuais

Processo: 99/11046-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2000
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Maria Victoria de Mesquita Benevides Soares
Beneficiário:Daniela Auad
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação escolar   Relações de gênero   Papéis sexuais   Sexismo   Processos sociais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao Escolar | Feminilidades E Masculinidades | Papeis Sexuais | Processos Sociais | Relacoes De Genero | Sexissmo

Resumo

A idéia inicial que motivou este projeto é de que a escola é um espaço de produção e reprodução de papéis sexuais que, por um lado, condizem com os estereótipos tradicionais e dicotômicos acerca do masculino e do feminino, mas, por outro lado, constroem novos e alternativos modelos de exercício de masculinidades e de feminilidades, esses diferentes das condutas e papéis socialmente esperados e em vigência. O objetivo principal da pesquisa é conhecer as formas de participação da escola nesse processo de produção, reprodução e ensinamento dos papéis sexuais, investigando os variados modos como meninas e meninos assimilam tais papéis e/ou resistem a eles. Será feito estudo de bibliografia nacional e do exterior sobre a temática educação escolar e gênero, objetivando a sistematização do "estado da arte" e o pano de fundo teórico e empírico para a definição das questões pertinentes. A pesquisa pretende, ainda, como objetivos gerais, levantar questões para posteriores estudos na área e subsidiar políticas públicas educacionais que promovam a equidade. Um desdobramento possível do presente projeto é fornecer conhecimento acerca do tema estudado para debate nos cursos de Formação de Professora, a fim de sensibilizar as educadoras para as relações sociais de gênero em nossa sociedade. A pesquisa de abordagem qualitativa será desenvolvida com observação participante e entrevistas não-diretivas, nas séries ou ciclos iniciais de escolas de Ensino Fundamental, na cidade de São Paulo. (AU)

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