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Construção de um banco de dados das rotas cinéticas representativas de craqueamento catalítico de frações de petróleo através de técnicas computacionais

Processo: 01/04601-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2001
Data de Término da vigência: 20 de março de 2002
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:José Roberto Nunhez
Beneficiário:Emerson Sarmento Gonçalves
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Craqueamento catalítico fluido   Método de Monte Carlo   Teoria dos grafos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Banco De Dados | Craqueamento Catalitico | Indices De Reatividade | Mecanismo | Monte Carlo | Teoria Dos Grafos

Resumo

Este projeto de pesquisa visa estudar as rotas cinéticas representativas do craqueamento catalítico de frações de petróleo, construindo um banco de dados de propriedades cinéticas das etapas elementares da reação de craqueamento catalítico de frações de petróleo, através de propriedades moleculares, no sentido de otimizar as condições de ocorrência da reação no riser, de modo particular diminuindo a formação de coque na superfície do catalisador. O projeto está inserido em uma linha de pesquisa que visa otimizar processos de craqueamento catalítico no riser e regenerador das refinarias da PETROBRÁS. Dentro do grupo de pesquisa no qual se insere este projeto, há outros trabalhos que se encontram atualmente em desenvolvimento no sentido de estudar a fluidodinâmica, através de um enfoque computacional, utilizando técnicas de CFD (Fluidodinâmica Computacional) no riser, regenerador, ciclones e bicos atomizadores. Alguns destes projetos estão recebendo o auxílio da FAPESP, através de bolsas de mestrado, doutorado e projeto de pesquisa. Os resultados deste trabalho são de interesse imediato, já que os parâmetros cinéticos do sistema reacional são necessários para otimizar as condições de funcionamento do riser e minimizar a formação de coque. (AU)

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