Busca avançada
Ano de início
Entree

Conservação genética de Myracrodruon urundeuva in situ e ex situ e o uso de marcadores moleculares no estudo da variabilidade genética

Processo: 99/08426-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 1999
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2003
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Silvicultura
Pesquisador responsável:Eliana Gertrudes de Macedo Lemos
Beneficiário:Miguel Luiz Menezes Freitas
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Aroeira   Variação genética   Ecossistemas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aflp | Genetica Quantitativa | Myracrodruon Urundeuva | Rapd | Variabilidade Genetica

Resumo

A constante retirada de espécies florestais nativas e o cultivo exploratório de algumas espécies comerciais em monocultura tem acarretado uma erosão na biodiversidade nos diversos ecossistemas pelo país. Pesquisas com espécies florestais nativas vem sendo feita, principalmente a partir do final da década de 80, onde alguns centros de pesquisa passaram a dar atenção à conservação dos recursos genéticos dessas espécies. Entre essas espécies encontra-se a aroeira ('M. urundeuva'), que apesar de ser uma espécie de alto valor econômico, e de sua presença ocorrer em quase todo o Brasil, tem sofrido freqüente diminuição da sua população devido à retirada desordenada em seu habitat natural. Com isso, estudos de conservação genética 'in situ' e 'ex situ', associados ao uso de marcadores moleculares pelas técnicas RAPD, AFLP, e através de métodos quantitativos com a utilização de QTL, procurando unir as técnicas de genética quantitativa e molecular, são ferramentas que permitem a determinação da variabilidade genética existente na população. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MIGUEL L.M. FREITAS; ALEXANDRE M. SEBBENN; MARIO L.T. MORAES; ELIANA G.M. LEMOS. Mating system of a population of Myracrodruon urundeuva F.F. & M.F. Allemão using the fAFLP molecular marker. GENETICS AND MOLECULAR BIOLOGY, v. 27, n. 3, p. 425-431, . (99/08426-8)