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Transferência de conhecimento implícito adquirido por treino real e por treino imaginário como modelo para investigar especificidade e generalização da informação arquivada na memória humana

Processo: 01/06231-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2002
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Fisiológica
Pesquisador responsável:Gilberto Fernando Xavier
Beneficiário:André Frazão Helene
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atencao | Memoria | Memoria Implicita | Memoria Operacional

Resumo

Memória implícita (Ml) é adquirida gradualmente através de treino repetitivo e caracteriza-se pela dificuldade de acesso consciente ao conteúdo da informação, que se manifesta através de desempenho; outra característica atribuída a esse tipo de memória é a inflexilibilidade no uso de informações adquiridas num determinado contexto para novos contextos. No presente projeto pretende-se avaliar a extensão da flexibilidade - no uso de conhecimento implícito e se as características das informações adquiridas por controle atencional (ou memória operacional) (i.e., "de-cima-para-baixo") se assemelham às adquiridas por desempenho real da tarefa (i.e., "de-baixo-para-cima"). Grupos independentes de voluntários normais receberão pré-treinamento, real e por controle atencional, em uma diversidade de tarefas (relacionadas) de Ml, e posteriormente avaliados num teste de Ml no qual não possuem qualquer experiência prévia; grupos controle receberão igual quantidade total de pré-treinamento, mas em apenas uma tarefa de Ml. A diferença relativa de desempenho entre o grupo experimental e o grupo controle permitirá avaliar a extensão da flexibilidade no uso do conhecimento mantido na Ml. Esse arranjo também permitirá comparar se as características da transferência de conhecimento adquirido por treino real diferem daquele adquirido por controle atencional, trazendo informações relevantes sobre transferência de informações entre sistemas de memória, tópico que carece de investigação. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
HELENE, André Frazão. Aquisição e uso de memória implícita. 2006. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.