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Aquisição e uso de memória implícita

Texto completo
Autor(es):
André Frazão Helene
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB)
Data de defesa:
Membros da banca:
Gilberto Fernando Xavier; Cesar Ades; Orlando Francisco Amodeu Bueno; Ronald Dennis Paul Kenneth Clive Ranvaud; Koichi Sameshima
Orientador: Gilberto Fernando Xavier
Resumo

A idéia de que memória possa ser segregada em diferentes sistemas e processos possui uma longa história. O desenvolvimento desta concepção esteve associada a casos clínicos envolvendo pacientes amnésicos, estimulando a noção da existência de funções cognitivas específicas relacionadas ao funcionamento de regiões específicas do sistema nervoso. Considerando o contexto histórico no qual se inserem os modelos de memória de longa duração explícita e implícita, a proposta do presente trabalho foi avaliar (1) a extensão da aquisição de conhecimento implícito percepto-motor por meio da imaginação vista aqui como um mecanismo de manipulação de informações na memória operacional, por controle da atenção, e (2) se conhecimento implícito adquirido num dado contexto de treino pode ser utilizado em novos contextos, contrariando conceitos estabelecidos na área, de que esse tipo de conhecimento está firmemente associado ao contexto em que se deu a aquisição. O Experimento 1 mostrou inequivocamente que há aquisição de habilidades motoras por meio de treino imaginativo e, adicionalmente, que essa aquisição segue um curso temporal idêntico àquele observado na aquisição por treino real, sugerindo que ambos os tipos de aquisição exibem propriedades similares, podendo ser equivalentes. O Experimento 2 mostrou que a aquisição de conhecimento implícito envolvendo leitura de texto cujos caracteres foram submetidos a variados tipos de rotação favorece o desempenho na leitura de texto com rotação completamente nova, indicando que o conhecimento implícito adquirido previamente foi flexivelmente empregado no desempenho da nova tarefa. No conjunto, esses resultados mostram que a manipulação de conteúdos na memória operacional permite adquirir conhecimento implícito “de-cima-para-baixo" e que a utilização desse tipo de conhecimento não está restrita ao contexto de sua aquisição, podendo ser empregado flexivelmente em novas situações. Esses resultados indicam para a necessidade de revisão dos conceitos vigentes sobre a interação entre sistemas de memória e sobre as propriedades do sistema de memória implícita (AU)

Processo FAPESP: 01/06231-7 - Transferência de conhecimento implícito adquirido por treino real e por treino imaginário como modelo para investigar especificidade e generalização da informação arquivada na memória humana
Beneficiário:André Frazão Helene
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado