Busca avançada
Ano de início
Entree

Revolta escrava em campinas, 1832: padroes demograficos de coesao e conflito na senzala.

Processo: 02/05690-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2003
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Robert Wayne Andrew Slenes
Beneficiário:Ricardo Figueiredo Pirola
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Escravidao Campinas | Familia Escrava | Revolta Escrava

Resumo

O objetivo deste projeto de mestrado é analisar a questão da formação de identidade(s) escrava(s) por meio de um plano de revolta em 1832, na cidade de Campinas. Buscaremos a partir do cruzamento de uma série de documentos, seguir no tempo tanto os escravos envolvidos diretamente com o trama, como os outros cativos que habitavam as mesmas fazendas, mas não participaram do plano de revolta. Isto quer dizer, reconstituiremos parte da vida dos cativos moradores das 15 fazendas relacionadas com o plano de revolta, focalizando os seguintes pontos: há quanto tempo esses cativos habitavam a cidade de Campinas no momento da revolta? Quantos eram casados e há quanto tempo? Quantos tinham filhos? Quantos anos tinham essas "crianças"? Quais as origens dos cativos? Para isto, utilizaremos cinco grandes séries documentais: 1) O processo crime instaurado em 1832 para investigar o plano de revolta; 2) Os registros de casamento escravo; 3) Os registros de batismo escravo; 4) Os censos populacionais da vila de São Carlos, para a primeira metade do século XIX; 5) Os inventários post-mortem dos casais proprietários das fazendas envolvidas com a trama. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PIROLA, Ricardo Figueiredo. A conspiração escrava de Campinas, 1832: rebelião, etnicidade e familia. 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.