Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção de concentrado proteico de leite de cabra por ultrafiltração utilizando membranas hollow fiber

Processo: 00/09855-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2000
Vigência (Término): 31 de agosto de 2002
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Luiz Antonio Viotto
Beneficiário:Jose Andrade Crisostomo Vieira de Olim
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Leite de cabra   Proteínas do leite   Ultrafiltração   Modelos matemáticos

Resumo

A aplicação da tecnologia de membranas nos processos de separação e/ou concentração nas indústrias de laticínios tem permitido o fracionamento das proteínas do leite de vaca, levando a inúmeras aplicações na obtenção de produtos e ingredientes industriais. A obtenção de um produto base, a partir do leite de cabra, contendo gordura, proteínas, lactose e sais minerais é um ponto de partida para a elaboração de outros produtos com maior valor agregado. Neste projeto o leite de cabra desnatado e pasteurizado será ultra-filtrado em membrana com peso molecular de 20.000 Daltons para obtenção de Concentrado Protéico do Leite de Cabra (CPLC). As condições operacionais de pressão transmembrana (1 a 3 Kgf/cm2) e velocidade de (1 a 5 m/s) serão otimizadas, visando obter um maior fluxo de permeado. Pretende-se, também, analisar a composição química do concentrado e do permeado durante o processo de concentração. Os dados experimentais de fluxo serão ajustados a um modelo matemático, que descreva o comportamento do fluxo de permeado em função do tempo. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIM, Jose Andrade Crisostomo Vieira de. Produção de concentrados protéicos de leite de cabra por ultrafiltração utilizando membranas de fibra oca. 2002. 121 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia de Alimentos São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.