Busca avançada
Ano de início
Entree

Os anarquistas entre a repressão e a dissidência: uma viagem à colônia penal de Clevelândia

Processo: 99/06966-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2000
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2003
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História Moderna e Contemporânea
Pesquisador responsável:Luzia Margareth Rago
Beneficiário:Carlo Maurizio Romani
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anarquismo | Clevelandia | Controle Social | Movimento Social | Prisao | Repressao

Resumo

Continuando o trabalho iniciado durante o mestrado, este projeto de pesquisa propõe estudar os motivos que levaram a um declínio do movimento anarquista brasileiro a partir da década de 1920. Centrado em três hipóteses de trabalho: a repressão e o controle social exercidos pelo aparelho do Estado; a desqualificação da proposta libertária submetida pelos ideólogos da burguesia liberal; a perseguição efetuada ao anarquismo pelos grupos bolcheviques emergentes; este projeto procurará mostrar as causas que levaram os representantes do projeto moderno e industrial brasileiro, que se constituía nessa década, a combater radicalmente um inimigo avesso à organização, à disciplina e ao controle do Estado: o anarquismo. A partir disso, mostrar os mecanismos utilizados para reprimir o movimento e seus integrantes. Como foro privilegiado para elucidar essas estratégias, elegemos o campo de concentração de Clevelândia, no atual Amapá, onde, entre 1924 e 1926, foram confinados anarquistas, tenentistas, operários, loucos, vadios e criminosos comuns. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROMANI, Carlo Maurizio. Clevelandia, Oiapoque - aqui começa o Brasil!: transitos e confinamentos na fronteira com a Guiana Francesa (1900-1927). 2003. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.