Busca avançada
Ano de início
Entree

Educacao cientifica genetica e etica - abordagem de temas contemporaneos no ensino de biologia.

Processo: 00/14912-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2001
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2003
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Fernando Bastos
Beneficiário:Rosemeire Romero Canal
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo propor e testar, junto a alunos da escola média, uma programação de ensino voltada para o estudo e discussão de temas relacionados às pesquisas de ponta em biologia, notadamente as pesquisas que têm sido desenvolvidas no âmbito do Projeto Genoma Humano. Pretende-se verificar de que maneira alunos do ensino médio interagem com a programação proposta, com destaque para os seguintes aspectos: interesse, motivação e envolvimento que os conteúdos, questões e atividades propostos podem suscitar entre os alunos; interação dos alunos com as novas informações sobre os conhecimentos e técnicas da genética molecular, identificando-se as dificuldades conceituais e possíveis caminhos para a superação dessas dificuldades; posicionamentos assumidos pelos alunos diante de questões que envolvem discussões sobre ciência e ética e sobre relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Parte-se da hipótese de que programações de ensino que focalizem avanços científicos recentes e suas implicações econômicas, sociais, políticas e éticas podem ser:(a) interessantes e estimulantes para alunos do ensino médio e, (b) satisfatoriamente desenvolvidas dentro de um grau de abstração que seja acessível para os alunos dessa faixa etária. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)