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O efeito da interferencia contextual na aprendizagem motora: temporario ou duradouro?

Processo: 97/04423-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1997
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 1999
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Go Tani
Beneficiário:Cassio de Miranda Meira Junior
Instituição Sede: Escola de Educação Física e Esporte (EEFE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aprendizagem motora   Habilidades motoras
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem Motora | Habilidades Motoras | Interferencia Contextual | Pratica Variada Em Blocos | Prativa Variada Randomizada | Volibol

Resumo

O presente projeto de pesquisa faz parte do programa de mestrado na área de Pedagogia do Movimento Humano da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. A área de estudo a que o projeto está inserido é o comportamento motor, mais especificamente a aprendizagem motora, que estuda os processos subjacentes às mudanças de comportamento motor em função da prática, ou seja, o estudo da aquisição de habilidades motoras e os fatores que a influenciam. A pesquisa terá como objetivo investigar os efeitos da interferência contextual na aquisição de habilidades motoras, especificamente se esse efeito é duradouro ou temporário. O efeito da interferência contextual ocorre quando as habilidades são praticadas de forma variada aleatória ao invés de maneira sistematizada em blocos. Quando comparadas, essas duas formas de prática têm efeito paradoxal, com o grupo de prática blocos proporcionando melhor desempenho na fase de aquisição, situação que se inverte nos testes de transferência, nos quais o grupo randomizado executa as habilidades com menos erros. Há, portanto, um cruzamento das curvas de desempenho dos dois grupos, caracterizando o efeito da interferência contextual. Esta situação, segundo a teoria, é benéfica para a aprendizagem porque permite aos indivíduos operações mentais mais elaboradas, facilitando a retenção das habilidades praticadas. Inúmeras pesquisas foram realizadas com a intenção de generalizar o efeito da interferência contextual a diversas situações de aprendizagem motora, porém os resultados analisados em conjunto não proporcionam evidências claras e consistentes de que a aplicação do princípio seja realmente eficiente em termos de aprendizagem, definida como uma mudança interna, relativamente permanente que resulta da prática. Assim, propõe-se a realização de um estudo para verificar se o efeito da interferência contextual é duradouro ou temporário, através do aumento do número de tentativas nos testes de transferência para que a análise do desempenho dos dois grupos submetidos a diferentes estruturas de prática seja mais consistente, e, portanto mais elaborada no sentido de inferir a natureza real do efeito. Se o efeito for temporário, o aumento no número de tentativas nos testes resultará na aproximação das curvas de desempenho dos grupos; por outro lado, se o efeito possuir uma característica duradoura, a elevação no número de tentativas nos testes não causará alterações significativas nas curvas dos dois grupos. O experimento contará com a participação de cinqüenta crianças de 11 a 14 anos matriculadas no curso de volibol aberto à comunidade da Universidade de São Paulo. Serão formados dois grupos de prática variada: grupo randomizado (GR) e grupo blocos (GB). A tarefa motora a ser utilizada será o saque do volibol realizado de três formas diferentes: por baixo, por cima e lateralmente. O delineamento experimental constará de quatro fases: pré-teste (03 tentativas), fase de aquisição em diferentes estruturas de prática (288 tentativas), teste de transferência (96 tentativas), e teste de retenção (24 tentativas). A precisão do saque e a avaliação qualitativa do padrão de movimento farão parte da análise dos dados, que serão tratados através de análise de variância com medidas repetidas (ANOVA). (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MEIRA JUNIOR, Cassio de Miranda. O efeito da interferência contextual na aquisição da habilidade 'saque' do voleibol em crianças: temporário, duradouro ou inexistente ?. 1999. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Educação Física e Esportes (EEFE/BT) São Paulo.