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Arranjos espaciais e ocupacao do espaco por criancas de 1-2 e 3-4 anosem creches.

Processo: 99/11069-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2000
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Mara Ignez Campos de Carvalho
Beneficiário:Joseane Aparecida Bomfim de Barros
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:97/09583-4 - Análise do desenvolvimento humano enquanto uma construção através de uma rede dinâmica de significados, AP.TEM
Assunto(s):Creches   Psicologia ambiental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Abordagem Ecologica | Arranjo Espacial | Creches | Ocupacao Do Espaco | Psicologia Ambiental

Resumo

Estudos realizados por Campos-de-Carvalho e colaboradores evidenciaram a interdependência entre arranjo espacial (maneira como móveis e equipamentos posicionam-se entre si) e o papel estruturador do adulto; apontam a importância da estruturação espacial com zonas circunscritas (espaço delimitado pelo menos em três lados por móveis, barreiras, etc.) no contato entre crianças de 2-3 anos de idade e com a educadora. O objetivo desse trabalho é analisar a influência do arranjo espacial na ocupação do espaço, verificando a ocupação preferencial de áreas específicas durante a ocorrência de atividades livres em creches por crianças de 1-2 e 3-4 anos. A coleta de dados será realizada através de três câmeras de videiteipe sem a presença do operador, em duas creches municipais de Ribeirão Preto. Constará de três fases: Fase I - espaço aberto: espaço habitual da creche; Fase II - arranjo espacial aberto: introdução de pequenas estantes de madeira nas laterais do local; Fase III - arranjo espacial semi-aberto: montagem de duas zonas circunscritas. A cada minuto, a imagem será congelada e localizar-se-á uma criança por vez na tela do monitor. Os resultados da distribuição espacial, para cada fase, serão apresentados em termos de: (1) porcentagem de ocupação de determinadas áreas pelo grupo de crianças; (2) número de crianças apresentando pelo menos 20% de ocupação de cada área. Serão realizadas comparações intra e inter-fases da distribuição espacial. (AU)

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