Busca avançada
Ano de início
Entree

Teor de proteinas na hemolinfa e aspectos ultra-estruturais do corpo gorduroso relacionados com a ovogenese em rainhas e operarias de melipona quadrifasciata anthidioides lep.

Processo: 99/12387-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2000
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Morfologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Carminda da Cruz-Landim
Beneficiário:Vagner Tadeu Paes de Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Vitelogênese   Ultraestrutura   Corpo gorduroso   Melipona   Meliponini

Resumo

Melipona quadrifasciata anthidioides é uma abelha sem ferrão que quanto ao comportamento social é classificada como hipersocial, portanto, apresentando uma casta de operárias e outra de rainhas. A rainha é a principal responsável pela reprodução da colônia e pela manutenção e renovação de sua população tendo, portanto, os ovários muito desenvolvidos e capazes de alta taxa de postura. No entanto, as operárias também desenvolvem seus ovários enquanto estão trabalhando na área da cria, e põem ovos. O corpo gorduroso é um tecido de reserva de nutrientes onde também ocorre a síntese de componentes da hemolinfa e da vitelogenina precursora das vitelinas depositadas nos ovócitos durante a vitelogênese. O objetivo do presente trabalho ê o de estudar as variações de tamanho e morfologia das células desse tecido com microscopia de luz (histologia e histoquímica) e eletrônica de transmissão e relacioná-las com o teor de proteínas da hemolinfa e estado de desenvolvimento dos ovários em rainhas e operárias da espécie em questão. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAES-DE-OLIVEIRA‚ V.T.; POIANI‚ S.B.; ANTONIALLI‚ W.F.; DA CRUZ-LANDIM‚ C. Morphometric changes on honeybee Apis mellifera L. workers fat body cells after juvenile hormone topic application at emergence. Micron, v. 39, n. 4, p. 426-430, 2008.
OLIVEIRA, VAGNER TADEU PAES DE; CRUZ-LANDIM, CARMINDA DA. Protein content and electrophoretic profile of fat body and ovary extracts from workers of Melipona quadrifasciata anthidioides (Hymenoptera, Meliponini). IHERINGIA SERIE ZOOLOGIA, v. 94, n. 4, p. 417-419, Dec. 2004.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Vagner Tadeu Paes de. Ultra-estrutura do corpo gorduroso e desenvolvimento do ovário em rainhas e operárias de Melipona quadrifasciata anthidioides Lep.. 164 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro). Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.