Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de vertentes e variabilidade espacial de atributos físicos, químicos e mineralógicos em áreas de latossolos na região de Jaboticabal (SP)

Processo: 00/10210-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2000
Vigência (Término): 30 de novembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:José Marques Júnior
Beneficiário:Zigomar Menezes de Souza
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Condutividade hidráulica do solo   Latossolos   Mineralogia do solo

Resumo

As formas da paisagem, elementos geomórficos, materiais de origem e manejo cultural são fatores que condicionam a variabilidade sistemática dos solos. Objetivando caracterizar vertentes e estudar a variabilidade espacial de atributos físicos, químicos e mineralógicos de Latossolos desenvolvidos de arenitos e basaltos na região de Jaboticabal-SP, foram escolhidas na região de Jaboticabal duas vertentes uma sob arenito (sub-bacia do córrego do Gambá em Barrinha-SP) e outra sob basalto (sub-bacia do córrego do Vivã em taquaritinga-SP), cujo os solos apresentam classe textural argilosa a muito argilosa. Nestas sub-bacias serão instalados duas malhas, uma malha principal contendo 4 transeções com 2500 m cada, com intervalos regulares de 50 m, totalizando 200 pontos por vertentes e uma sub-malha com dimensão de 100 x 100 m, com intervalos regulares de 10 m, totalizando 100 pontos por vertente, para fins de estudo da variabilidade espacial de atributos físicos, químicos e mineralógicos, com o emprego da técnica da geoestatística. Na malha principal serão avaliado os atributos químicos nas profundidades de 0-20 cm e 60-80 cm e na sub-malha serão avaliada a condutividade hidráulica saturada no campo e os atributos físicos nas profundidades de 020, 20-40 e 40-60 cm e mineralogia na profundidade de 40-60 cm. Serão mapeadas nas vertentes zonas mais homogêneas com base nos processos pedogeomórficos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZIGOMAR MENEZES DE SOUZA; JOSÉ MARQUES JÚNIOR; GENER TADEU PEREIRA; LUIS FERNANDO MOREIRA. Variabilidade espacial do pH, Ca, Mg e V% do solo em diferentes formas do relevo sob cultivo de cana-de-açúcar. Ciência Rural, v. 34, n. 6, p. 1763-1771, Dez. 2004.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Zigomar Menezes de. Variabilidade espacial e atributos de um latossolo sob diferentes formas do relevo. 141 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.