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Interacao do aluno deficiente na rede estadual de ensino: o ponto de vista de alunos de primeiras a quartas series do primeiro grau.

Processo: 97/00359-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 1997
Data de Término da vigência: 31 de março de 1999
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Sadao Omote
Beneficiário:Gisele Aparecida Hordane Martins
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Escola pública   Educação especial
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao Especial | Escola Publica | Integracao Do Deficiente

Resumo

A educação escolar de crianças deficientes vem merecendo atenção crescente no nosso meio, com a criação de diferentes recursos de Educação Especial na rede pública de ensino de 1º grau. Esse atendimento tem sido muitas vezes objeto de críticas por parte de educadores que entendem que através de tais recursos os alunos deficientes sofrem segregação no interior da escola. Assim nos últimos anos, o atendimento educacional de alunos deficientes através de recursos não segregativos passou a ser almejado por muitos educadores especializados no ensino de deficientes. Entretanto, o discurso da integração não tem encontrado reflexo nas práticas educativas. O presente trabalho terá como objetivo estudar o ponto de vista de alunos de 1ª a 4ª séries do primeiro grau em relação à questão da integração de deficientes na rede estadual de ensino da cidade de Marília. Farão parte deste estudo 32 alunos, os quais serão sorteados da população estudantil de escolas que mantêm classe especial e de escolas que não mantêm classe especial. A coleta de dados será realizada através de entrevistas individuais, utilizando-se de roteiro a ser organizado a partir de entrevistas livres a serem realizadas com alguns estudantes, versando sobre o tema de integração do aluno deficiente na escola. A entrevista será realizada individualmente segundo esse roteiro, e será gravada para posterior transcrição. As entrevistas transcritas serão analisadas quantitativa e qualitativamente, considerando-se os referenciais teóricos consultados a respeito do tema estudado. (AU)

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