Busca avançada
Ano de início
Entree

Behaviorismo radical, ética e política: aspectos teóricos do compromisso social

Processo: 02/02734-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2002
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2004
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Jose Antonio Damasio Abib
Beneficiário:Alexandre Dittrich
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Behaviorismo   Ética (filosofia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Behariorismo Radical | Cultura | Etica | Politica | Tecnologia Comportamental

Resumo

Este projeto propõe a ampliação do escopo de pesquisa já concluída. O projeto original propunha analisar as seguintes questões no âmbito do behaviorismo radical: 1) a adequação da analogia entre evolução natural das espécies e evolução das culturas; 2) a adequação da sobrevivência das culturas enquanto diretriz ética fundamental da tecnologia comportamental; 3) as implicações das questões anteriores para a prática dos behavioristas radicais. Pretende-se, agora, estender os objetivos da investigação para o campo da filosofia política, utilizando-se como ponto de partida as conclusões da pesquisa original sobre o sistema ético sustentado pelo behaviorismo radical. Além deste, outros dois elementos serão empregados a fim de caracterizar a filosofia política do behaviorismo radical: a proposta utópica de planejamento cultural defendida por Skinner e a análise do papel das agências de controle - em especial, das agências governamentais - no controle do comportamento humano. A nova etapa da pesquisa busca responder às seguintes questões: 1) Como se caracteriza a filosofia política sustentada por Skinner?; 2) Qual o status das agências de controle - e, sobretudo, das agências governamentais - na interpretação das culturas realizada por Skinner?; 3) Qual o status das agências governamentais na proposta política de planejamento cultural realizada por Skinner?; 4) Ser um behaviorista radical implica assumir certa posição política decorrente da filosofia behaviorista radical? (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALEXANDRE DITTRICH; JOSÉ ANTÔNIO DAMÁSIO ABIB. O sistema ético skinneriano e conseqüências para a prática dos analistas do comportamento. PSICOLOGIA-REFLEXAO E CRITICA, v. 17, n. 3, p. 427-433, . (02/02734-7)