Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da variabilidade da frequencia cardiaca na deteccao do limiar de anaerobiose durante o exercicio dinamico em individuos sadios.

Processo: 97/00195-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 1997
Data de Término da vigência: 30 de junho de 1999
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia do Esforço
Pesquisador responsável:Lourenço Gallo Junior
Beneficiário:Vera Regina Fernandes da Silva Maraes
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Frequência cardíaca
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arima | Exercicio Dinamico | Frequencia Cardiaca | Limiar De Anaerobiose

Resumo

Através do estudo da variabilidade da freqüência cardíaca instantânea (FCi) em repouso e durante algumas manobras respiratórias pode-se obter informações valiosas concernentes a alterações cardiovasculares, distúrbios do SNA e ainda adaptações ao treinamento físico. O limiar de anaerobiose (LA) é um parâmetro fisiológico capaz de indicar a capacidade física de um indivíduo e através dele pode-se programar e acompanhar terapias que utilizam o exercício físico. O presente estudo tem como objetivo estudar a variabilidade da FCi durante o repouso e durante algumas manobras respiratórias; e ainda determinar o LA através da freqüência cardíaca instantânea (FCi) em tempo real durante exercício físico dinâmico. Serão estudados 20 indivíduos do sexo masculino um grupo com idade entre 20 a 30 anos e outro grupo com idade entre 40 e 50 anos, considerados saudáveis com padrão de vida ativa. Serão realizados três testes de esforço físico dinâmico (TEFD) em bicicleta ergométrica de frenagem eletromagnética, sendo o primeiro, com finalidade diagnostica, e os outros dois testes com a finalidade de detectar o LA. O primeiro teste será realizado para selecionar os indivíduos que participarão do procedimento experimental, neste será utilizado protocolo contínuo com incrementos de potências de 25 em 25 em Watts (W) até exaustão física do indivíduo ou aparecimento de sinais e sintomas limitantes. Durante o procedimento experimental a FC será registrada e armazenada em tempo real durante: 1º repouso na posição deitado supino durante 30 min; 2º manobra de valsava com pressão oral de 40 mmHg por 20 seg.; 3º repouso sentado durante 30 min; 4º manobra respiratória lenta e profunda (6 ciclos por min) durante 3 min.; 5º teste de esforço físico que será utilizado os seguintes protocolos: a) protocolo descontínuo I: A potência inicial variará de 30% da potência máxima atingida no TEFD-C com incrementos de 5 W até a FC atingir um padrão de desestabilização. A duração de cada potência será de 12 minutos, sendo que entre uma e outra haverá um período de repouso até que a FC volte aos seus valores basais, b) Protocolo descontínuo II: Os níveis de potência serão os mesmo do protocolo I os quais serão aplicados aleatoriamente, durante 12 minutos com intervalos de repouso até que a FC volte aos seus valores basais. Os dados de FC em cada potência estudada serão ajustados através da metodologia para séries temporais (Box & Jenkins, 1970.), com modelos auto-regressivos médias móveis (ARIMA) para os valores de FC. Através do estudo da variabilidade da FC instantânea será possível estimar o LA. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARAES, Vera Regina Fernandes da Silva. Estudo da variabilidade da frequencia cardiaca durante o exercicio fisico dinamico em voluntarios sadios. 1999. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.