Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo anátomo-funcional das bases neurais do comportamento predatório em ratos

Processo: 97/10490-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 1998
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Newton Sabino Canteras
Beneficiário:Eliane Comoli
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Comportamento predatório animal   Sistema límbico   Neuroanatomia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amigdala | Comportamento Predatorio | Hipotalamo | Neuroanatomia | Sistema Limbico

Resumo

Num estudo recente de nosso laboratório através da detecção imunohistoquímica da proteína Fos identificamos os sítios encefálicos ativos durante o comportamento predatório de caçar baratas e propusemos um possível circuito neural responsável pela execução desse comportamento (Comoli e Canteras,'97), que está ilustrado em esquema. Diversos autores sugerem que o comportamento predatório seja considerado um componente do comportamento alimentar. Assim, na tentativa de melhor compreender o circuito neural específico relacionado com o comportamento predatório, numa primeira etapa deste projeto propomos diferenciar os sistemas neurais ativos especificamente na predação daqueles ativos durante a injesta alimentar, utilizando a detecção imunohistoquímica da proteína Fos. Numa segunda etapa verificaremos os setores neurais que expressam a proteína Fos durante o predação após treinamento, para possível identificação de estruturas envolvidas no aprendizado e antecipação desse comportamento. E, para melhor compreendermos o papel de determinados sítios neurais que estão ativos durante a predação, observaremos o comportamento de ratos novamente expostos a baratas, após lesões químicas bilaterais de sítios neurais supostamente críticos para expressão deste comportamento. E, finalmente na tentativa de aprofundarmos ainda mais o nosso conhecimento a respeito da organização neural do comportamento predatório, numa última etapa desse projeto verificaremos através de técnicas de dupla marcação, utilizando a técnica de rastreamento anterógrado do Phaseolus vulgaris e a detecção da proteína Fos, em que medida sítios neurais críticos para a execução do comportamento predatório aferentam outras estruturas imunorreativas a proteína Fos observadas após execução do comportamento predatório. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COMOLI‚ E.; RIBEIRO-BARBOSA‚ ER; CANTERAS‚ N.S.. Predatory hunting and exposure to a live predator induce opposite patterns of Fos immunoreactivity in the PAG. Behavioural Brain Research, v. 138, n. 1, p. 17-28, . (92/05096-8, 97/10490-0, 00/14637-0)