Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e implementação de metodologia de otimização da geometria da matéria-prima em processos de conformação de chapas metálicas

Processo: 97/12793-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 1998
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2000
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Projetos de Máquinas
Pesquisador responsável:Jonas de Carvalho
Beneficiário:Mariano Eduardo Moreno
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Método dos elementos finitos

Resumo

Os processos de conformação de metais, apesar de sua extensa aplicação na indústria, tem seus projetos baseados principalmente em técnicas experimentais. Com o desenvolvimento e facilidade de acesso a computadores mais potentes, tomou-se viável a utilização de soluções numéricas como ferramentas de otimização das características do produto, do processo, bem como de seu custo. Neste trabalho, pretende-se estudar o processo de conformação de chapas e procurar desenvolver uma metodologia para sua otimização, que consistiria de procurar estabelecer a geometria ideal da matéria-prima utilizada no processo de forma a minimizar o desperdício de material. Tal metodologia trabalharia integrada a um software de simulação e análise do processo de conformação pelo Método dos Elementos Finitos, e constituiria uma importante ferramenta de suporte ao projetista de componentes mecânicos fabricados por este processo. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MORENO, Mariano Eduardo. Desenvolvimento e implementação de metodologia de otimização da geometria do blank em processos de conformação de chapas metálicas.. 2000. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.