Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos agronomicos e nutricionais do capim-marandu (brachiaria brizantha stapf cv. marandu) submetido a diferentes frequencias de cortes visando a producao de silagem.

Processo: 01/01828-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2001
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2003
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Pastagens e Forragicultura
Pesquisador responsável:Luiz Gustavo Nussio
Beneficiário:Lucas José Mari
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Silagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Composicao Morfologica | Controle De Perdas | Estacionalidade | Frequencia De Cortes | Silagem

Resumo

A marcante estacionalidade da produção de forragem é o principal entrave na exploração da produção pecuária nacional. Para amenizar as épocas de altas e baixas produções pode-se lançar mão de um manejo que vise a exploração racional da forragem. O presente projeto tem como objetivos estudar o efeito de diferentes freqüências de cortes e da estação de crescimento da planta, sobre a produção de matéria seca, composição morfológica e químico-bromatológica do capim-marandu (Brachiaria brizantha Stapf., cv. Marandu) visando a utilização dessa gramínea em um sistema de produção de silagem. Os tratamentos consistem em seis freqüências de cortes (15, 30, 45, 60, 75 e 90 dias) para amostragem e mensuração de carboidratos solúveis, poder tampão e composição microbiológica da planta inteira e PB, FDA, FDN, e DIVMO na planta inteira e nas frações folha, colmo e material morto. O delineamento experimental constitui-se em blocos completos casualizados, com quatro repetições cada. Haverá mensuração, do índice de área foliar e interceptação luminosa. Também haverá confecções de silos laboratórios, duas vezes no ano, aos 180 e 360 dias de experimento, de cada freqüência de cortes, exceto a freqüência de 75 dias. Esses silos serão abertos após 60 dias de ensilados e as mesmas análises para a forragem serão efetuadas para o material ensilado, o qual ainda terá a análise da CE e do tamanho de partícula. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARI, Lucas José. Intervalo entre cortes em capim-marandu (Brachiaria brizantha (Hochst. ex A. Rich.) Stapf cv. Marandu): produção, valor nutritivo e perdas associadas à fermentação da silagem.. 2003. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.