Busca avançada
Ano de início
Entree

Polimorfismo do "codon 72" do gene "p53" e risco de infeccoes persistentes por "papilomavirus humano" e neoplasia cervical.

Processo: 00/11369-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2000
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Luisa Lina Villa
Beneficiário:Tatiana Rabachini de Almeida
Instituição Sede: Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer (ILPC). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

O câncer cervical é um dos mais freqüentes carcinomas afetando mulheres em todo o mundo. A infecção por alguns tipos de papilomavírus humano (HPV), está fortemente associada a estes tumores. A associação entre HPV e câncer cervical deriva do reconhecimento de que estes vírus codificam oncoproteínas (E6 e E7) dos vírus de alto risco, que apresentam propriedades transformantes. O produto do gene E7 se liga ao produto do gene retinoblastoma que perde sua função de regular negativamente o ciclo celular. O produto do gene E6 se liga ao produto do gene supressor de tumor p53 levando a sua degradação. Com relação ao gene p53, há vários polimorfismos descritos na população. No códon 72 deste gene, há dois tipos de alelos que não são funcionalmente equivalentes com respeito com respeito ao HPV. Um alelo codifica a arginina (p53Arg) no resíduo de aminoácido 72 e outro codifica uma prolina (p53Pro) no mesmo lócus gênico. Num estudo inicial foi levantada a hipótese de que mulheres com o genótipo p53Arg poderiam ser mais susceptíveis à aquisição de neoplasia intra-epitelial cervical que aquelas homozigotas e heterozigotas para o alelo p53Pro. Contudo, estudos posteriores contradizeram estes achados. Este projeto objetiva esclarecer os motivos que levam a resultados tão discordantes e pretende avaliar este polimorfismo pode ser associado ao risco de infecções persistentes por HPV e neoplasia cervical. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALMEIDA, Tatiana Rabachini de. Polimorfismo do códon 72 do gene p53 e risco de infecções persistentes por papiloma vírus humano (HPV) e neoplasia do colo uterino. 2002. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.