Busca avançada
Ano de início
Entree

Doses e frequencia de aplicacao de nitrogenio e potassio em fertirrigacao, para dois hibridos de tomateiro.

Processo: 98/00335-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 1998
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2000
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Quirino Augusto de Camargo Carmello
Beneficiário:Glaucia Regina Anti
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Fertirrigação   Lycopersicon esculentum   Tomate
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fertirrigacao | Lycopersicon Esculentum | N,P,K | Tomate

Resumo

O tomateiro é uma hortaliça que apresenta grande importância econômica para muitos países inclusive para o Brasil, entretanto, apesar de extremamente exigente em nutrientes, nos últimos anos, a literatura apresenta poucos trabalhos abordando a adubação dessa espécie com N, P e K, principalmente, no que diz respeito ao uso de fertirigação e dos novos cultivares que vem sendo desenvolvidos. O objetivo do experimento proposto é determinar a dose de fósforo no plantio e de potássio aplicado junto com o nitrogênio via fertirrigação, adequados para a cultura do tomateiro. O experimento será montado em um delineamento de blocos casualizados, num esquema fatorial 2.32, onde os fatores serão dois cultivares (Carmem e Débora), três doses de P205 e três de K2O, fazendo-se quatro repetições de cada tratamento num total de 72 parcelas. As doses de P205 e de K2O serão definidas a partir da análise de terra executada no local do experimento, sendo uma dose central equivalente à recomendação segundo a tabela proposta por Trani et al. (1996) e as demais doses distribuídas a cima e a baixo da mesma, num valor equivalente à metade da dose recomendada. Os parâmetros a serem determinados são: número, massas do material fresco e seco total e distribuição por tamanho dos frutos, massa de material seco dos caules e folhas das plantas e os teores dos nutrientes no material seco dos caules, folhas e frutos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ANTI, Glaucia Regina. Doses e freqüências de aplicação de nitrogênio e potássio via fertirrigação para tomateiro. 2000. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.