Busca avançada
Ano de início
Entree

Migração e fatores de risco cardiovascular: análise comparativa entre migrantes e não-migrantes do local de origem

Processo: 96/07712-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 1997
Data de Término da vigência: 31 de março de 2001
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Ignez Salas Martins
Beneficiário:Eutalia Aparecida Candido de Araujo
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Doenças cardiovasculares
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diferencas De Morbidade | Doencas Cardiovasculares | Migracao Na Rmsp | Migracao/Doenca | Migrantes E Nao Migrantes

Resumo

O expressivo contingente de migrantes que integrou a população amostrada do Município de Cotia para o projeto "Doenças Cardiovasculares Ateroscleróticas, Dislipidemias, Hipertensão, Obesidade e Diabetes Melito em População da área metropolitana de São Paulo26, permitiu a realização da Dissertação de Mestrado intitulada: Processo Migratório e Doença: Fatores de Risco Cardiovascular em Migrantes e Naturais da RMSP1. O resultados desse estudo permitiram levantar a hipótese de que a migração talvez tenha influenciado pelo menos em parte o aparecimento dos diferenciais de prevalência dos' fatores de risco cardiovascular entre migrantes e naturais da Região Metropolitana de São Paulo1. Para se quantificar o provável papel da migração na determinação dos diferenciais da prevalência dos fatores de risco cardiovascular, seria necessário também comparar os migrantes com a população não-migrante do seu local de origem. Se os resultados dessa comparação forem significativos, os achados do município de Cotia poderão sugerir que a migração foi o fator que determinou os diferenciais de prevalência dos fatores de risco cardiovascular entre os migrantes e naturais da RMSP1. Assim, o presente trabalho objetiva investigar a relação entre migração e distribuição dos fatores de risco cardiovascular, estabelecendo comparações entre migrantes, residentes no Município de Cotia e não-migrantes dos locais de procedência. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARAUJO, Eutália Aparecida Cândido de. Diferenciais dos fatores de risco cardiovascular nas populações migrantes e não-migrantes de Minas Gerais. 2002. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública (FSP/CIR) São Paulo.