Busca avançada
Ano de início
Entree

Desencadeamento de um processo neurodegenerativo auto-imune pela administracao de lipopolissacarideo seguindo-se a uma lesao excitotoxica focal.

Processo: 97/00366-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 1997
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 1999
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Cícero Galli Coimbra
Beneficiário:Daniela Santos da Silva
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Degeneração neural
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Excitotoxicidade | Neurodegeneracao

Resumo

O presente projeto fundamenta-se na hipótese de que a exposição a adjuvantes imunológicos ao ocorrer simultaneamente à liberação endógena de antígenos neurais determinada por uma lesão aguda do SNC, leva ao desencadeamento de um processo neurodegenerativo crônico auto-imune. Em consonância com relatos recentes (Coimbra et al, Stroke. 27(9): 1578-1585, 1996). Neste projeto buscar-se-ão evidências histopatológicas, imunohistoquímicas e comportamentais de um processo auto-imune em atividade, sustentada após uma sobrevida prolongada. Acometendo também o hemisfério cerebral contralateral. Àquele lesado pela administração local de ácido ibotênico associada a administração intravenosa de lipopolissacarídeo (LSP). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)