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Desenvolvimento de um modelo mecanistico para analise do efeito da insercao de grelhas metalicas de reforco em pavimentos asfalticos.

Processo: 01/13065-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2002
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2005
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Geotécnica
Pesquisador responsável:Regis Martins Rodrigues
Beneficiário:Aislan Vieira Bühler
Instituição Sede: Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Pavimentos Asfalticos | Reforco De Pavimento | Reforco Metalico | Trincamento Por Fadiga

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo desenvolver um modelo mecanístico para análise do efeito de reforço gerado pela inserção de grelhas metálicas em revestimentos asfálticos, para o caso de pavimentos flexíveis, através de estudos de laboratório e monitoramento de trechos em rodovias. Como referência, têm-se os resultados de ensaios de creep em placas de concreto asfáltico com e sem a presença do reforço metálico, os quais, demonstraram por meio de um modelo, que esta técnica tem potencial para prolongar a vida de serviço contra o trincamento por fadiga, mecanismo de deterioração preponderante nas rodovias brasileiras de tráfego médio e pesado, na ordem de dez vezes. Pretende-se ainda, avaliar a posição mais adequada para a inserção do reforço, na região tracionada da placa, de maneira a maximizar seu desempenho e discutir o processo de instalação desta técnica, proporcionando mais uma alternativa de projeto e manutenção que possa ser empregada nas rodovias brasileiras no combate ao trincamento por fadiga. (AU)

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