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Controle ativo do amortecimento estrutural em uma asa inteligente via fluidos reológicos

Processo: 01/03960-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2001
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2005
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Estruturas Aeroespaciais
Pesquisador responsável:Flávio Donizeti Marques
Beneficiário:Renato Kazuki Nagamine
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:97/13323-8 - Controle ativo da resposta aeroelástica em uma asa inteligente, AP.JP
Assunto(s):Aeroelasticidade de aeronaves   Vibrações
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aeroelasticidade | Controle | Estruturas Inteligentes | Vibracoes

Resumo

Cada vez mais as estruturas aeronáuticas vem sendo mais requeridas devido ao aumento de exigências no projeto. Problemas tradicionalmente relacionado? a essas exigências se tornam cada vez mais complexos e difíceis de controlar. Os fenômenos aeroelásticos são um tipo de problema gerado pela interação entre o fluido e a estrutura que causa vibrações e também instabilidades estruturais. Uma das novas tecnologias surgidas para a supressão de vibrações são as chamadas estruturas inteligentes. Dentre os materiais mais promissores como elementos ativos em estruturas inteligentes estão os chamados fluídos eletro-reológicos e magnetos-reológicos. Tais fluidos alteram suas propriedades reológicas quando um campo elétrico ou magnético é aplicado. Uma tendência atual no uso desses materiais é no sentido de incorporá-los em estruturas e usá-los para alterar ativamente o amortecimento da estrutura. A proposta deste trabalho é construir a chamada asa inteligente incorporando componentes ativos como os fluidos reológicos. Esta asa será submetida a ensaios em um túnel de vento onde se procurará aliviar respostas aeroelásticas indesejáveis via variação dinâmica das propriedades de amortecimento estrutural da estrutura inteligente. O uso de técnicas não convencionais para controle, tais como as redes neurais artificiais e lógica difusa, estão previstas para o projeto das leis de controle da asa inteligente. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NAGAMINE, Renato Kazuki. Amortecimento ativo para redução da resposta aeroelástica via fluidos eletro reológicos. 2006. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.